quinta-feira, 29 de abril de 2010

INICIA O PRIMEIRO CENSO ECONÔMICO SÓCIO CULTURAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES

 

Ponto de Cultura “Chapada, Aldeia, Comunidade” da Organização Comunitária da Aldeia iniciou no último domingo, 25/04 e se estenderá o próximo, dia 02 de Maio, o primeiro Censo Econômico Sócio Cultural em Chapada dos Guimarães, inicialmente no Bairro Aldeia Velha. Antecedido pela “Oficina de Capacitação” para o Censo, realizada pelas instrutoras Meg Gaebler, bacharelando em Geografia pela UFMT, a psicóloga Monica Borges Carneiro, e com a consultoria do cineasta Luiz Borges, servidor da UFMT, o primeiro dia do Censo foi um grande sucesso!
Superando as expectativas de seus organizadores, a Oficina que foi gratuita, reuniu 21 alunos de diversos bairros da cidade – Centro, Bom Clima, São Sebastião, Aldeia Velha, dentre outros- que durante 20 horas foram introduzidos às técnicas de recenseamento, o registro estatístico, e entrevistas. Ao final, os alunos aplicaram na comunidade da Aldeia Velha dois  questionários especialmente elaborados pela  equipe gestora do ponto de cultura. Para o recenseamento cada aluno recebeu uma identificação visual, camiseta, boné e crachá para facilitar o acesso aos domicílios e ao final deste receberá uma bolsa no valor de R150,00.
O primeiro dos questionários, o “Domiciliar” aborda informações referentes às condições de moradia dos habitantes desde a situação fundiária dos lotes; tipo de construção; serviços públicos e saneamento; a destinação do lixo; a presença de espécies vegetais ornamentais, frutíferas, curativas; a presença de criações animais ( aves, suínos, caprinos dentre outras).
O segundo questionário, intitulado “Individual”, reúne informações referente a formação sócio-cultural dos habitantes, desde grau de instruções até as preferências culturais dos moradores ( tipo de música, hábitos de leitura, programas de rádio, TV´s prediletos e a este acrescentou informações referente a saúde, tais como doenças crônicas, e também referente a justiça procurando identificar infratores e dependentes químicos para inclusão sócio-cultural, dentre outra informações e objetivos do projeto. 
Segundo Meg Gaebler, a idéia é introduzir instrumentos da pesquisa científica para auxiliar, monitorar e avaliar o desenvolvimento das atividades do ponto. Para Monica Carneiro, a cultura é uma economia, e como tal deve ser tratada com informações precisas tanto da sua cadeia produtiva, quanto dos seus agente e consumidores.
A escolha do bairro Aldeia Velha foi em razão de ser a sede do ponto de cultura, porém a equipe de recenseadores formada encontra-se capacitada para estender a ação aos demais bairros da cidade, para isto, dependendo do interesse e investimento, afirmou Janio Neves, presidente da Organização Comunitária da Aldeia – OCA.
No primeiro dia do Censo mais de 100 domicílios foram visitados, e espera-se que no próximo domingo, dia 02 de Maio, todos os domicílios da Aldeia encontram-se mapeados.  
Contato: 3301 23 94 – das 14:00 às 20:00 h
e-mai:  contatopontoaldeia@hotmail.com 

sábado, 24 de abril de 2010

Aberta as inscrições para Oficinas

Oficina de Teatro, com a atriz Fernanda Marimon, todos os sábados, das 16 às 19h. Início dia 08 de maio (a confirmar). 30 vagas.

Oficina de Violão Instrumental, com Leonardo Boabaid Yule. Todas as quintas feiras, das 14 às 20h, grupo de 5 alunos por turma e com atendimento individual. Início dia 06 de maio.

Oficina de Dança Contemporânea, com a Profª Rachel Galesso. Todas as terças feiras, das 18 às 20h e sábado, das 10 às 12h. Início dia 04 de maio. 20 vagas.

Oficina de Basquete, com o Prof. e fotógrafo Rosan Chaves. Todas as segundas feiras, das 19 às 21h e sábado, das 9 às 11h. 20 vagas.

Inscrições: de segunda a sábado, das 14 às 20h no Salão Comunitário do bairro Aldeia Velha.  Telefone: 3301-2394. Email: contatopontoaldeia@hotmail.com

Oficina de Recenseamento (orientação e execução do Levantamento Sócio-Econômico-Cultural da Aldeia Velha

PROGRAMAÇÃO DE 23, 24 e 25.04.2010:23 (18 a 21h), 24 e 25 (das 8 às 17h)
Oficina de Recenseamento (orientação e execução do Levantamento Sócio-Econômico-Cultural da Aldeia Velha) Com MARGOT ELIANE GAEBLER e MONICA BORGES CARNEIRO




Também estão abertas as inscrições para as Oficinas de Produção Cultural e Audiovisual (gratuitas) e Teatro, Música, Basquete e Dança Contemporânea (com mensalidade de R$ 20,00 - R$ 10,00 para estudantes).

sexta-feira, 16 de abril de 2010

PONTO DE CULTURA INICIA “PAPO CABEÇA” EM CHAPADA DOS GUIMARÃES


O Ponto de Cultura “Chapada, Aldeia, Comunidade” da Organização Comunitária da Aldeia após a inauguração de sua sede provisória no Salão Comunitário da Aldeia, enquanto aguarda a construção de sua sede pela Prefeitura deste município, abre as porta deste espaço para um instigante ciclo de palestras, neste sábado, dia 17 de abril, às 15:00 h, intitulado “Papo Cabeça”. 
A primeira  palestra terá como tema dois importantes referenciais teóricos do projeto do ponto de cultura: “ A Passagem da Expedição Langsdorff na Chapada dos Guimarães- 1827 -   e a Coluna Prestes – 1925”. Sobre Langsdorff a palestra será proferida por um antigo morador do bairro, o cineasta Luiz Borges que há mais de uma década, durante a ECO 92, apresentou o projeto de um roteiro cinematográfico sobre o tema – “Tantas Águas... Tantos Homens” –   no Museu Imperial de Petrópolis durante um Simpósio Internacional da AIEL – Associação Internacional de Estudos sobre Langsdorff.
O segundo tema – A Coluna Prestes – será desenvolvido pelo prof. Fernando Belfort Matos, sociólogo, e pesquisador sobre a história e as fontes orais.
Para encerrar esta tarde vivificante,  segunda palestra deste primeiro dia é “Natureza de Deus e dos Homens", com o promotor do Ministério Público , Cezar Danilo de Novaes    , onde será discutido a necessidade do cumprimento da legislação ambiental para garantir a  vida no paraíso terrestre da Chapada, e o pacto ambiental que o projeto do ponto está promovendo com a comunidade. Um pacto pontual constituído de duas pequenas ações patorém que promoverá transformações positivas no município: a separação do lixo seco do molhado, e o combate ao fogo nas limpezas dos quintais. Cada domicilio que aderir o pacto, além de seus moradores poderem participar gratuitamente de todas as oficinas promovidas pelo ponto de cultura, terão uma identificação visual fixa à porta do domicilio com os seguintes dizeres: Sem fogo, e sem lixo – Chapada Viva.


Na próxima semana, o “Papo Cabeça” será sobre Arte e Reciclagem com a bióloga Silvana Hirocha e a Saúde do Corpo e da Mente como o sanitarista Amaury e a secretaria de saúde Rosa Manzano Blanco

terça-feira, 13 de abril de 2010

Preparativos


O projeto dota ainda a cidade de importantes equipamentos para difusão da cultura e educação: um cineclube, uma rádio e uma TV comunitária. Na ocasião do lançamento o sociólogo Fernando Belfort, responsável técnico pelo projeto, apresentará os mecanismos de participação, acompanhamento, controle e fiscalização do projeto pela comunidade.
A apresentação do projeto será encerrada pelo presidente da Oca, Jânio Neves, que informa sobre a localização e estrutura física do novo projeto da sede da  OCA, desenvolvido pela arquiteta Tati Bernardon em parceria com a Prefeitura de Chapada dos Guimarães. Também serão divulgadas as três primeiras atividades do projeto: Cadastramento Econômico-Sócio- Cultura da Aldeia, Oficinas de Recenseamento, Percursão Musical e, Confecção de Alegorias e Fantasias de Carnaval.
O Ponto de Cultura: Chapada, Aldeia, Comunidade recebe de 20 a 24 de dezembro, das 14 às 18h, no Salão Comunitário da Aldeia Velha, atrás da Igreja, as inscrições dos interessados em participar das oficinas, bem como a proposta dos oficineiros e monitores. O ponto de cultura é patrocinado pelo governo federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria do Estado da Cultura, Conselho Estadual de Cultura. O projeto tem ainda como parceiros estratégicos a  Prefeitura de Chapada dos Guimarães e a Universidade Federal de Mato Grosso. Tem ainda como apoiadores, a Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, e Gyga Byte.

Inauguração do Ponto Cultural


Sábado dia 03/04
Nos preparos para a Inauguração do Ponto Cultural com ajuda de colaboradores da Comunidade.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

ALELUIA CULTURAL

Ver imagem em tamanho grande

Neste sábado, às 19:00 horas, no Salão Comunitário do Bairro Aldeia Velha em Chapada dos Guimarães,
a comunidade deste município estará em festa quando acontece a Aleluia Cultural uma série de
atividades gratuitas comemorativas da inauguração da sede provisória do ponto de cultura
Chapada, Aldeia, Comunidade” proposto pela Organização Comunitária da Aldeia – OCA.

Resultado do edital do Ministério da Cultura e a Secretaria do Estado da Cultura de Mato Grosso,
o projeto do ponto é realização de um sonho antigo, de mais de 7 anos do cineasta Luiz Borges,
QUE HÁ 25 anos vive na região.

Conhecedor e estudioso da passagem da Expedição Russa do Barão Langsdorff no século XIX e
da Coluna Prestes na região, Borges formatou um projeto transversal que desenvolverá uma série de
oficinas culturais tendo por referencia histórica estas duas passagens, com interface no turismo e
meio ambiente. O projeto inicia com a realização de um Censo Econômico Sócio Cultural que formará um
banco de dados da população especialmente com informações voltadas para a sua formação cultural.
O projeto possui uma interface da cultura com meio ambiente, turismo e economia solidária.
Além das oficinas, o ponto de cultura implantará um cineclube, uma rádio e uma TV comunitária.

A Aleluia Cultural consta da apresentação da brincadeira com o Palhaço Pipoca, do grupo de Siri
“Patucha”. Em seguida será a vez das apresentações musicais de João Eloy e convidados, seguida pelos
alunos de violão da professora Iva Marques. A família Campello formada pelos artistas plásticos
Renato, Ângela, e Fabrícia estarão apresentando uma parte de suas obras.
O cineclube que breve estará funcionando regularmente na cidade fará um sessão especial com
uma programação de curtas metragens brasileiros do Festival de Cinema de Cuiabá. Para finalizar
esta noite festiva, aconterá uma discotecagem do DJ Gui e convidados, um bailinho com o melhor da
música brasileira, encerrando a noite com muito alegria e diversão.

Para o presidente da OCA, Janio Neves, “esta sede provisória deverá funcionar até o final do ano,
quando será construída no bairro a nova sede da OCA, um projeto em parceria com o Prefeito
de Chapada, Flávio Daltro.”

O Ponto de Cultura Chapada Aldeia Comunidade tem como patrocínio o Governo Federal-Ministério da Cultura, Governo do Estado de Mato Grosso - Secretaria de Estado da Cultura e como parceiros estratégicos a Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, Universidade Federal do Estado de Mato Grosso/Cine Clube Coxiponés e o Instituto Cultural América.

Onde? Salão Comunitário da Aldeia Velha – Chapada dos Guimarães

Quando? 03 de Abril. Às 19:00 Hs

O que? Inauguração do Ponto de Cultura Chapada, Aldeia,Comunidade

O que é um Ponto de Cultura?


O Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva
e articula todas as demais ações do Programa Cultura Viva.
Iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil, que firmaram convênio com o Ministério da Cultura (MinC), por meio de seleção por editais públicos, tornam-se Pontos de Cultura e ficam responsáveis por articular eimpulsionar as ações que já existem nas comunidades.
Atualmente, existem mais de 650 Pontos de Culturaespalhados pelo país e, diante do desenvolvimento do Programa, o MinC decidiu criar mecanismos de articulação entre os diversos Pontos, as Redes de Pontos de Cultura e os Pontões de Cultura.
O Ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade.
Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e a comunidade. Para se tornar um Ponto de Cultura é preciso participar da seleção por meio de edital público – até hoje a Secretaria de Programas e Projetos Culturais do MinC, que coordena o Programa Cultura Viva, já emitiu quatro editais.
Quando firmado o convênio com o MinC, o Ponto de Cultura recebe a quantia de R$ 185 mil (cento e oitenta e cinco mil reais), divididos em cinco parcelas semestrais, para investir conforme projeto apresentado.
Parte do incentivo recebido na primeira parcela, no valor mínimo de R$ 20 mil (vinte mil reais), é utilizado para aquisição de equipamento multimídia em software livre (os programas serão oferecidos pela coordenação), composto por microcomputador, mini-estúdio para gravar CD, câmera digital, ilha de edição e o que for importante para o Ponto de Cultura.
O papel do Ministério da Cultura é o de agregar recursos e novas capacidades a projetos e instalações já existentes.
Além disso, o MinC também oferece equipamentos que amplifiquem as possibilidades do fazer artístico e recursos para uma ação contínua junto às comunidades.

O Ponto de Cultura, ao ser aprovado, receberá apoio do Ministério da Cultura. Saiba mais…
by: http://www.cultura.gov.br/cultura_viva/?page_id=31