quinta-feira, 29 de abril de 2010

INICIA O PRIMEIRO CENSO ECONÔMICO SÓCIO CULTURAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES

 

Ponto de Cultura “Chapada, Aldeia, Comunidade” da Organização Comunitária da Aldeia iniciou no último domingo, 25/04 e se estenderá o próximo, dia 02 de Maio, o primeiro Censo Econômico Sócio Cultural em Chapada dos Guimarães, inicialmente no Bairro Aldeia Velha. Antecedido pela “Oficina de Capacitação” para o Censo, realizada pelas instrutoras Meg Gaebler, bacharelando em Geografia pela UFMT, a psicóloga Monica Borges Carneiro, e com a consultoria do cineasta Luiz Borges, servidor da UFMT, o primeiro dia do Censo foi um grande sucesso!
Superando as expectativas de seus organizadores, a Oficina que foi gratuita, reuniu 21 alunos de diversos bairros da cidade – Centro, Bom Clima, São Sebastião, Aldeia Velha, dentre outros- que durante 20 horas foram introduzidos às técnicas de recenseamento, o registro estatístico, e entrevistas. Ao final, os alunos aplicaram na comunidade da Aldeia Velha dois  questionários especialmente elaborados pela  equipe gestora do ponto de cultura. Para o recenseamento cada aluno recebeu uma identificação visual, camiseta, boné e crachá para facilitar o acesso aos domicílios e ao final deste receberá uma bolsa no valor de R150,00.
O primeiro dos questionários, o “Domiciliar” aborda informações referentes às condições de moradia dos habitantes desde a situação fundiária dos lotes; tipo de construção; serviços públicos e saneamento; a destinação do lixo; a presença de espécies vegetais ornamentais, frutíferas, curativas; a presença de criações animais ( aves, suínos, caprinos dentre outras).
O segundo questionário, intitulado “Individual”, reúne informações referente a formação sócio-cultural dos habitantes, desde grau de instruções até as preferências culturais dos moradores ( tipo de música, hábitos de leitura, programas de rádio, TV´s prediletos e a este acrescentou informações referente a saúde, tais como doenças crônicas, e também referente a justiça procurando identificar infratores e dependentes químicos para inclusão sócio-cultural, dentre outra informações e objetivos do projeto. 
Segundo Meg Gaebler, a idéia é introduzir instrumentos da pesquisa científica para auxiliar, monitorar e avaliar o desenvolvimento das atividades do ponto. Para Monica Carneiro, a cultura é uma economia, e como tal deve ser tratada com informações precisas tanto da sua cadeia produtiva, quanto dos seus agente e consumidores.
A escolha do bairro Aldeia Velha foi em razão de ser a sede do ponto de cultura, porém a equipe de recenseadores formada encontra-se capacitada para estender a ação aos demais bairros da cidade, para isto, dependendo do interesse e investimento, afirmou Janio Neves, presidente da Organização Comunitária da Aldeia – OCA.
No primeiro dia do Censo mais de 100 domicílios foram visitados, e espera-se que no próximo domingo, dia 02 de Maio, todos os domicílios da Aldeia encontram-se mapeados.  
Contato: 3301 23 94 – das 14:00 às 20:00 h
e-mai:  contatopontoaldeia@hotmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário