quinta-feira, 27 de maio de 2010

INSCREVA-SE NAS OFICINAS

Encaminhe a ficha preenchida para o e-mail do ponto!
E curta a oficina!

sábado, 22 de maio de 2010

Oficinas da OCA e Ponto de Cultura despertam o interesse da comunidade.


 As oficinas culturais permanentes promovidas pela Organização Comunitária da Aldeia e o Ponto de Cultura “Chapada Aldeia Comunidade” em Chapada dos Guimarães-MT começa a despertar a atenção de crianças, jovens e adultos de Chapada dos Guimarães. Das quatro atividades programadas uma encontra-se em preparação, a de capoeira, duas já se encontram em pleno desenvolvimento. São estas a Oficina de Violão Instrumental com o professor Leonardo Boabaid Yule e a de teatro com a atriz Fernanda Marimon.

A oficina de violão já conta com quinze alunos de diversos bairros da cidade: Sol Nascente, COHAB., Adolpho Koberstein, Centro, São Sebastião e Aldeia Velha. Para Monica Carneiro, monitora do Ponto de Cultura, a aparente dificuldade de participar em razão da distância aliada ao fato da inexistência de transporte público que atenda os horários das atividades pode ser superada quando se tem o interesse, a vontade em aprender.
Segundo o professore Leonardo Yule, muito em breve Chapada verá surgir novo instrumentista tamanho é o talento que alguns alunos começam a revelar.
A Oficina de Teatro em sua terceira aula já triplicou o número de participantes, com 12 matriculados. Segundo Fernanda Marimom além da montagem de um espetáculo a oficina promoverá o desenvolvimento da pessoa e sua integração com a comunidade.
Para realização da oficina de violão a OCA contou com a sensibilização e colaboração da comunidade que solidaria doou os instrumentos ou recursos financeiros para adquiri-los e desta forma disponibilizando-os aos alunos que não possuam o violão, o que seria um impedimento para a realização da atividade. A OCA inclusive disponibiliza estes violões todos os dias para ensaio agendado no local. Foram estes os doadores: o engenheiro Newton Spinelli, os professores Rosan Chaves e Mario Aparecido Fabres, a crítica de arte Aline Figueiredo, o corretor de imóvel Victor Hugo, o senhor José Sebastião Chaves.


Com uma mensalidade acessível – 10 reais estudantes e 20 reais não estudantes – as oficinas dispõem ainda de bolsas para auxilio de alunos sem condições de contribuir.
Aos poucos, as oficinas da OCA começam a mudar a realidade cultural de Chapada dos Guimarães. 
O que: Oficinas Culturais da OCA 
Data: Oficina de Violão – todas as quintas: turmas das 14:00 às 20:00
          Oficina de Teatro – todos os sábados das 14.30 às 17.30
 

REUNIÃO DO PONTO DE CULTURA E ESCOLA THERMOZINA SIQUEIRA

No dia 20 de maio, às 18:00 hs na Escola Thermozina de Siqueira representantes do Ponto de Cultura “Chapada, Aldeia, Comunidade”, e da Organização Comunitária da Aldeia, OCA, participaram de uma reunião convocada pela Prof. Dario Ferreira Pereira, diretor da escola. Na pauta importantes assuntos como o elenco de projetos de melhoria da escola e do bairro Aldeia Velha. Na oportunidade se estabeleceu uma parceria de que algumas atividade do ponto, oficinas, poderão a partir de agora também serem realizadas na dependência da escola, e vice-versa. Com uma grande participação de pais a reunião estabeleceu que o ponto de cultura auxiliará a escola no desenvolvimento de uma ampla campanha para melhor destinação do lixo, embelezamento e urbanização do entorno da igreja N. S. Aparecida, quando deverá ser marcada um multirão com a comunidade do bairro.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Ponto de Cultura oferece capacitação em “Produção Cultural”





            O Ponto de Cultura “Chapada Aldeia Comunidade” em Chapada dos Guimarães-MT está com inscrições abertas para a capacitação em “Produção Cultural”.O objetivo é fazer do negócio cultural uma obra de sucesso. Os interessados no desenvolvimento de projetos culturais inovadores e auto-sustentáveis serão estimulados para a atividade, haja vista o crescimento significativo do mercado cultural tanto no país quanto em Mato Grosso.
            A oficina conta com a colaboração de três experientes profissionais: Cybelle Bussiki, pós-graduada em Planejamento e Gestão Cultural, produtora cultural e formulação de políticas públicas para cultura em MT; Luiz Borges, Mestre em Cinema pela USP, pós-graduado em Organização e Métodos pela UFMT, pesquisador e articulador do jornal Folha do Estado; e Keiko Okamura, formada em Comunicação Social pela UFMT, pós-graduada em Planejamento e Gestão Cultural, produtora de audiovisual e realizadora de trabalhos de ficção e documentários, como “A Cilada com Cinco Morenos”, de Luiz Borges, e “Baseado em Fatos Reais”, de Bruno Binni.
            A capacitação ocorre no período de 28 de maio a 01 de junho, oferece 20 vagas e é gratuita.


Carga Horária: 30 Horas

Data: 28/05 a 01/06

Horário: ( das 18:00 às 22:00 h  nos dias de semana
                  e no fim de semana das 13:00 às 19:00)

Local: Ponto de cultura Chapada Aldeia Comunidade, localizada à Rua dos Surius s/n, Salão Paroquial da Aldeia Velha

Contatos: (65)3301-2394/ 9602-6915/9224-5627-Monica/Lila.


PATROCÍNIO
Ministério da Cultura
Governo do Estado de Mato Grosso/Secretaria de Cultura do Estado

PARCERIAS
Universidade Federal de Mato Grosso
Prefeitura de Municipal de Chapada dos Guimarães
Câmara Municipal de Chapada
Instituto Cultural América

quinta-feira, 6 de maio de 2010

PROGRAMAÇÃO “PAPO CABEÇA” MÊS DE MAIO




O Ponto de Cultura “Chapada, Aldeia, Comunidade” da Organização Comunitária da Aldeia comemorando um mês de seu funcionamento na cidade de Chapada dos Guimarães incorpora e adequada novos horários e programação mensal para atividade “Papo Cabeça”.
A iniciativa de abrir no Ponto de Cultura um espaço semanal gratuito para discussões transversais de assuntos que promovam a formação cultural e cidadã em Chapada dos Guimarães se mostrou profícua e aglutinadora. No mês passado foram realizadas um total de 5 palestras que tiveram em média um público de cerca de 20 pessoas. Um número bastante discreto, porém estimulante por se tratar de uma novidade aliada à falta de hábito da população chapadense na ocupação de espaços cultuais e territórios de cidadania.
A partir deste mês de maio, o horário do Papo Cabeça será no final da tarde, às 17:30 H, após o encerramento das aulas da Oficina de Teatro. Desta forma os organizadores esperam que o horário não seja mais motivo de não participação uma vez que atrapalha a tradicional “siesta” e tão pouco a costumeira balada noturna de sábado. Curta e direta, Papo Cabeça são 30 minutos para uma apresentação e mais 30 para uma discussão. Segundo o promotor Cezar Danilo Ribeiro de Novas em sua palestra no mês passado “A Natureza de Deus e dos Homens” o projeto Papo Cabeça é verdadeiro café filosófico em Chapada dos Guimarães. Confira!


PROGRAMAÇÃO

DIA 08/05  Jornalismo Cultural – com a jornalista Lidiane Barros, editora do Folha 3 do jornal  Folha do Estado.

Dia 15/05 Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil com as psicólogas Roseli Mascarroz e Dalva B. Teixeira.

DIA 22/05  Orkut e Filiação na era Cibernética com o Sociólogo Fernando Belfort Matos


Dia 29/05 Organizações Comunitárias com Janio Neves – presidente da OCA.


Patrocínio: Ministério da Cultura, Governo do Estado de Mato Grosso

Parcerias Estratégicas: Universidade Federal de Mato Grosso, Prefeitura de Chapada dos Guimarães, Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães:

Entrada Franca


O que: PAPO CABEÇA EM MAIO

Quando:  TODOS OS SÁBADO ÀS 17:30 h

Onde: SALÃO COMUNITÁRIO DA ALDEIA


INFORMAÇÕES: MONICA CARNEIRO  9602 69 15
                                                     3301 23 94





0 R G A N I Z A Ç Ã O    C O M U N I T Á R I A   D A    A L D E I A
Rua dos Suriús s/n , Aldeia Velha – Chapada dos Guimarães – MT
CEP 78 195 000    fone: (55) 65 – 3301 23 94


quarta-feira, 5 de maio de 2010

O que já rolou no Ponto Chapada Aldeia Comunidade

Amaury
-Palestra da Saúde do Corpo e da Mente como o sanitarista Amaury 

Silvana  
-Palestra Arte e Reciclagem com a bióloga Silvana Hirocha
Fernando 
-Palestra – A Coluna Prestes – será desenvolvido pelo prof. Fernando Belfort Mattos, sociólogo, e pesquisador sobre a história e as fontes orais.

Luiz
“ A Passagem da Expedição Langsdorff na Chapada dos Guimarães- 1827 -   e a Coluna Prestes – 1925”. Sobre Langsdorff a palestra será proferida por um antigo morador do bairro, o cineasta Luiz Borges que há mais de uma década, durante a ECO 92, apresentou o projeto de um roteiro cinematográfico sobre o tema – “Tantas Águas... Tantos Homens” –   no Museu Imperial de Petrópolis durante um Simpósio Internacional da AIEL – Associação Internacional de Estudos sobre Langsdorff.

Cezar
“Natureza de Deus e dos Homens", com o promotor do Ministério Público , Cezar Danilo de Novaes    , onde será discutido a necessidade do cumprimento da legislação ambiental para garantir a  vida no paraíso terrestre da Chapada, e o pacto ambiental que o projeto do ponto está promovendo com a comunidade.