sábado, 22 de maio de 2010

Oficinas da OCA e Ponto de Cultura despertam o interesse da comunidade.


 As oficinas culturais permanentes promovidas pela Organização Comunitária da Aldeia e o Ponto de Cultura “Chapada Aldeia Comunidade” em Chapada dos Guimarães-MT começa a despertar a atenção de crianças, jovens e adultos de Chapada dos Guimarães. Das quatro atividades programadas uma encontra-se em preparação, a de capoeira, duas já se encontram em pleno desenvolvimento. São estas a Oficina de Violão Instrumental com o professor Leonardo Boabaid Yule e a de teatro com a atriz Fernanda Marimon.

A oficina de violão já conta com quinze alunos de diversos bairros da cidade: Sol Nascente, COHAB., Adolpho Koberstein, Centro, São Sebastião e Aldeia Velha. Para Monica Carneiro, monitora do Ponto de Cultura, a aparente dificuldade de participar em razão da distância aliada ao fato da inexistência de transporte público que atenda os horários das atividades pode ser superada quando se tem o interesse, a vontade em aprender.
Segundo o professore Leonardo Yule, muito em breve Chapada verá surgir novo instrumentista tamanho é o talento que alguns alunos começam a revelar.
A Oficina de Teatro em sua terceira aula já triplicou o número de participantes, com 12 matriculados. Segundo Fernanda Marimom além da montagem de um espetáculo a oficina promoverá o desenvolvimento da pessoa e sua integração com a comunidade.
Para realização da oficina de violão a OCA contou com a sensibilização e colaboração da comunidade que solidaria doou os instrumentos ou recursos financeiros para adquiri-los e desta forma disponibilizando-os aos alunos que não possuam o violão, o que seria um impedimento para a realização da atividade. A OCA inclusive disponibiliza estes violões todos os dias para ensaio agendado no local. Foram estes os doadores: o engenheiro Newton Spinelli, os professores Rosan Chaves e Mario Aparecido Fabres, a crítica de arte Aline Figueiredo, o corretor de imóvel Victor Hugo, o senhor José Sebastião Chaves.


Com uma mensalidade acessível – 10 reais estudantes e 20 reais não estudantes – as oficinas dispõem ainda de bolsas para auxilio de alunos sem condições de contribuir.
Aos poucos, as oficinas da OCA começam a mudar a realidade cultural de Chapada dos Guimarães. 
O que: Oficinas Culturais da OCA 
Data: Oficina de Violão – todas as quintas: turmas das 14:00 às 20:00
          Oficina de Teatro – todos os sábados das 14.30 às 17.30
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário